domingo, 27 de setembro de 2015

LISBOA DIA 2

Saímos cedo do hotel pois o dia prometia muitos passeios. Nós já tínhamos lido sobre o ônibus turístico yellow Bus Lisboa e adquirimos o bilhete 3 em 1. Isso nos dava o direito de utilizar os ônibus em 3 rotas diferentes e ainda em todos os outros meios de transportes públicos da Carris, como por exemplo, os bondes e elétricos. Claro, descendo e subindo quantas vezes fossem necessárias por 48 horas; yellowbustours 
Iniciamos nossa rota as 9:00 da manhã  na Praça da Figueira com a linha Tagus tour, com duração de 1.40 min. a rota completa. Neste primeiro momento fizemos praticamente toda a rota sem descer do ônibus para que pudéssemos conhecer com calma e escutar o que o áudio guia tinha a nos dizer sobre cada ponto.
Nossa primeira parada foi na Torre de Belém, ela está à margem do Rio Tejo e o lindo dia de céu azul nos propiciou belas paisagens. É considerada pela UNESCO como Patrimônio Cultural de toda a Humanidade desde 1983, se desejar entrar na Torre, as visitas iniciam às 10 horas da manhã.
 Após a visita seguimos, agora caminhando, em direção ao monumento do Padrão dos Descobrimentos. Isolado e destacado à beira do Tejo, o Padrão dos Descobrimentos representa a expansão marítima portuguesa.
Agora ao encontro do Mosteiro dos Jerônimos, obviamente pelo caminho sempre há o que ver e fotografar e eu confesso que estava ansiosa pelo mosteiro, mas ainda mais pela confeitaria (que fica próxima) onde fabricam os famosos pastéis de Belém. 

O Mosteiro é lindo e sua arquitetura externa imponente. Com ricos detalhes em cada escultura, vale a pena fazer uma visita interna ao museu do Mosteiro, ou pelo menos, a igreja.  Lembrando que a visita ao Mosteiro é paga, mas a igreja não. Dizem que a visita ao Claustro é indispensável, e de quebra você ainda visita o túmulo de Fernando Pessoa, desta vez não fizemos essa visita. Quem sabe na próxima :).
Agora sim, em direção a confeitaria, é fácil de localizar pela enorme fila que se posta em frente à confeitaria. Mas preste atenção esta fila é somente para quem vai comprar no balcão e levar para viagem. Se você ignorar este fato e entrar por uma das pequenas portas vai se espantar com o tamanho da casa. São corredores e mais corredores com mais de 500 lugares para sentar, beber e apreciar o carro chefe da casa os pasteis de Belém.  Sem dúvida vale à pena.
Bom, nesta região as margens do Rio Tejo, há muito que visitar. Tem museus que sequer passamos o olho, mas esses pontos foram os escolhidos e resolvemos então voltar ao yellowbus, lembrando que podemos subir e descer em quaisquer uns dos pontos até o final das 48 horas.
Descemos na Praça da Figueira e já que o nosso bilhete permitia a nossa idéia foi utilizar o elevador da Santa Justa, ou elevador do Carmo como também é conhecido para nos dirigir até a parte alta da cidade.
O Elevador foi inaugurado em 1902, e de seu topo é possível ter uma bela imagem da baixa Lisboeta.  

Estamos quase na hora do almoço e um dos meus desafios quando estou em terra desconhecida é procurar fazer as refeições onde os locais a fariam. Procuro sempre fugir dos restaurantes muito turísticos, esses valem para uma parada rápida ou um café, os tradicionais freqüentados principalmente por locais vale para uma refeição sem pressa.
E assim entramos no restaurante Aqui há peixe, fizemos uma tranquila e demorada refeição, claro, de peixe.

Já estamos no meio da tarde e fomos fazer mais um roteiro com o ticket do yellowbus. Desta vez utilizamos o Tram, aqueles que parecem bondinhos ou trens elétricos pequenos e graciosos.
Passear e apenas observar as ruelas lisboetas já é uma excelente forma de viver a cidade, Parece que não visitamos muitos pontos turísticos, mas além de andar muito sempre tem aquela paradinha nas lojas. Como não temos pressa subimos e descemos em vários pontos, vistamos várias igrejas e claro, lojinhas.



Voltamos à parte baixa da cidade para jantar, desta vez escolhi o tradicional prato de sardinhas na brasa. Hum... ainda sinto o cheiro delicioso e o sabor marcante. 
Depois do jantar e de algumas dicas do garçom, fomos novamente ao Bairro Alto para localizar o Canto dos Camões, local de boa comida e fado. Porque esse foi o local escolhido para jantar na próxima noite. Se você vai a Lisboa não pode deixar de ouvir um Fado, e não precisa ser aqueles grandes shows, prefira as casas pequenas e não vai se arrepender.
No próximo dia conto pra vocês como foi o Fado, até breve.

PS: Nesta noite estava acontecendo um evento de moda da Vogue, todas as lojas estavam abertas, havia apresentações pelas ruas e claros serviam espumantes em cada loja que visitávamos, demoramos a encontrar o Canto dos Camões, mas foi divertido e valeu a pena :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!