quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dicas para se “virar” na Itália sem “parlare italiano”. Parte-2

Como já escrevi em outro post, dizem que os italianos não costumam ser gentis com os turistas, eu discordo. Mas se você quer agradar um italiano, principalmente os mais velhos, não custa nada aprender umas palavrinhas básicas e iniciar uma boa conversa com simpatia e educação, não é mesmo?

Neste segundo post vou escrever sobre os cumprimentos. Você sabe quando usar o “ciao”, “buongiorno”, “buonasera”, buon pomeriggio”, “buonanotte” ?. Fique atento.

Ciao, é uma saudação informal italiana. Pode ser usada tanto para “oi e olá”, quanto para “até logo” ou como dizemos em português “tchau”.




Se você quiser usar um termo mais formal para cumprimentar um italiano, e deve fazê-lo quando se tratar de pessoas mais idade utilize os termos a seguir observando o período do dia a situação.

“Buongiorno” (bom dia), diferente do nosso hábito onde costumamos cumprimentar com bom dia apenas até a hora do almoço e depois usamos boa tarde, você pode dizer “buongiorno” praticamente durante todo o dia , eles costumam utilizar este termo até as 15:00h, outros até as 18:00h, não há uma regra, a variação ocorre de acordo com a região da Itália.

“ Buon Pomeriggio” (boa tarde), pouco usado no dia a dia é costumeiramente falado ao encerrar a conversa ou na “despedida”.

“Buonasera” (boa tarde / noite), falado no final da tarde e inicio da noite, normalmente praticado a partir das 18:00h.

Você deve estar se perguntando que horas deve se dizer “buonanotte” (boa noite) se normalmente o “Buonasera” é falado após as 18:00h. Bom, “buonanotte” é usado somente ao final do dia, sabe aquele momento em que você vai dormir? Exato. Neste momento em que você está se despedindo para dormir você fala “buonanotte”.

Arrivederci!  (até logo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!