domingo, 5 de novembro de 2017

Siena em 1 dia – Toscana

Siena é uma daquelas cidades na Toscana em que o centro histórico é concentrado e fazer um bate e volta a partir de Firenze é muito tranqüilo. 


Diariamente vários trens partem da estação de Santa Maria Novella de Firenze com destino a Siena, a viagem dura entre 1h10m a 1h40m dependendo do trem e do horário escolhido. Na estação de trem de Siena é possível pegar um ônibus urbano ou um taxi até a Piazza Antonio Gramsci, nesta praça  chegam e partem  ônibus para as principais cidades toscanas, como Florença, Pisa, San Gimignano, Montalcino e Montepulciano.  

A Piazza Gramsci fica a 5 minutos a pé do centro histórico de Siena, bastam alguns passos e você estará na Piazza del Campo, a principal da cidade e por onde eu  comecei a visita à cidade.
A Piazza del Campo (ou Il Campo) é a principal praça da cidade de Siena. É reconhecível pela sua forma de D, sendo inclinada como um anfiteatro, estando na parte baixa o Palazzo Pubblico e a sua torre muito célebre, a Torre de lMangia com 102 m.Nesta praça decorre a mais conhecida festividade de Siena, a corrida chamada Palio de Siena.  (Fonte: Wikipédia).
Se você chegar cedo na cidade eu aconselho a conhecer os pontos turísticos que circundam a praça, a “Fonte Gaia” (1409-1419), feita em mármore com esculturas de Nossa Senhora circundada das virtudes, a criação de Adão e sua expulsão do Paraíso. Visitar o “palazzo publico”,  e subir a “Torre del mangia”.
Do contrário, se  chegar no final da manhã após a visita Piazza del Campo e a fonte de Gaia vá em direção  ao complexo monumental que inclui a visita a Catedral de Siena, o batistério, a Cripta entre outros.  Para estas visitas é possível adquirir um dos passes cumulativos   que oferecem descontos para mais de uma atração.


Ainda neste complexo é possível visitar “il panorama dal facciatone” e ter uma bela vista da cidade, por esta razão se não tiver o dia todo eu abriria mão de subir a “Torre del mangia” e me concentraria neste complexo.

Atenção ao detalhe, o acesso à vista panorâmica é a partir do museu da ópera, então não saia de dentro do museu antes de ter acesso à vista, do contrário seu passe não terá mais validade.
Eu sou adepta de conhecer a cidade com calma, prefiro visitar menos lugares e conhecer mais, não apenas passar por eles.  Com apenas 1 dia em Siena, além da Piazza Del Campo e do Complexo da Ópera do Duomo, que lembro inclui a Catedral de Siena, Biblioteca Piccolomini, Museo dell'Opera Metropolitana, Facciatone, Cripta, Batistério e etc,  visitei ainda a Basilica Cateriniana , San Domenico e a Igreja de Santa Maria Della Scada que fica em frente ao Duomo. 

Pontos visitados

Siena é linda, segundo a mitologia romana, Siena foi fundada por Sénio, filho de Remo, e podem-se encontrar numerosas estátuas e obras de arte mostrando, tal como em Roma, os irmãos amamentados pela loba,vale a pena ficar pelo menos 2 dias na cidade e visitar outros pontos, mas se você não tiver este tempo não deixe de conhecer para ficar com um gostinho de que vai voltar.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!