quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dias 3 e 4 - Nápoles, Ercolano e Vaticano

____ Roteiro planejado   _____ Diário da viagem
Bate e volta - Nápoles e Pompéia

Teremos apenas um dia para visitar Nápoles e Pompéia, então tivemos que optar por visitar as escavações ou subir o Monte Vesúvio.  Neste caso vamos priorizar a subida ao Vesúvio e ai se houver tempo ou clima não permitir a subida, optaremos  passar pelas escavações.

Compramos o bilhete de trem com antecedência no site da www.trenitalia.com e assim conseguimos um bom preço para um trem de alta velocidade. Sairemos da estação Termini em Roma as 9:05 e chegaremos em Nápoles as 10:15. Da estação central a ideia é pegar outro trem sentido estação Sorrento, ao descer na estação Ercolano Scavi e na praça em frente a estação pegar um ônibus da linha circumvesuvia. Há partidas regulares, o ônibus chega a mil metros e ainda teremos que caminhar uns 15 ou 20 minutos dentro do parque nacional Vesúvio.
O dia vai ser corrido, então de volta ao centro de Nápoles a pedida é sentar para saborear a verdadeira pizza napolitana e aguardar o trem de volta a Roma as 19:00.


Dia 4 – Roma e Vaticano.

A manhã do dia 4 ainda não está definida, pois como já disse em outro post, nossa passagem por Roma será mais rápida e como já conhecemos os principais ponto turísticos vamos buscar algo diferente e escrevo pra vocês.
O período da tarde reservamos  para a visita ao túmulo de São Pedro e passear pelo Vaticano. A visita ao tumulo de São Pedro é guiada e deve ser agendada com bastante antecedência pelo site da prefeitura do Vaticano já que o acesso é controlado e o número limitado.  Informações em Necrópole e escavações Vaticano .
Dia 3 Nápoles – Ercolano        
O trem saiu de Roma com apenas 2 minutos de atraso, viagem rápida no trem de alta velocidade em pouco mais de uma hora já estávamos na estação central de Nápoles. Fomos em direção ao guichê para a compra do bilhete do trem que nos levaria até a estação Ercolano Scavi, o atendente muito gentilmente nos informou que nosso trem sairia do binário (plataforma) três, então junto com vários turistas nos colocamos a postos. Embarcamos e algumas estações depois notamos que algo estava errado, as estações que estávamos parando não correspondiam as da linha sentido Sorrento, que deveríamos ir.  Notamos que um grupo da Califórnia desceu na estação seguinte e logo em seguida fizemos o mesmo.  Bom, na nossa estação não tinha nada, nada mesmo, parecia uma estação de subúrbio abandonada, tudo fechado. Enfim apareceu uma local que nos informou que estávamos na linha errada.   Resumindo, pegamos outro trem, descemos na estação indicada pela local para fazer a troca de linha e claro reencontramos o grupo da Califórnia, rimos muito uns dos outros.


Enfim chegamos à estação Ercolano Scavi, (parece uma viagem de desencontros, mas está divertida!) e para nossa surpresa neste dia não tinha ônibus para o Vesúvio porque depois de muitos anos estava nevando e o ônibus não subia. Decididos a não nos stressarmos, contratarmos um táxi e fomos ao Vesúvio. Vinte minutos depois e com certo receio pela neve na pista, enfim chegamos ao vulcão. Valeu tudo, ter pegado o trem errado, ter pagado caro pelo táxi, e passar frio de congelar o pensamento. Para terem uma idéia, estávamos apenas os três lá em cima.

Fotos tiradas, imagem guardada é hora de descer novamente para Ercolano. Como era hora do almoço, paramos para comer uma pizza, não consigo afirmar, mas o Henrique disse que é a melhor pizza que ele já comeu. Eu gosto de todas RS. Com tempo fomos visitar o parque das escavações de Ercolano. O parque é grande, conservado e bem sinalizado. Vale à pena visitar. È hora de voltar a Roma porque amanhã é dia de Vaticano.

Dia 4 – Roma e Vaticano
Lembram que no primeiro dia em Roma eu escrevi sobre a Piazza Cavalieri di Malta? Pois é, não desistimos dela e na segunda tentativa e com a ajuda do Google maps no celular achamos a praça. Ela fica ao final da Rua da Igreja de Santa Sabina, nesta região a estação de metrô mais próxima é o Circo Massimo, mas ainda assim é longe da praça o que requer resistência na caminhada e tempo.  Seguimos a pé até a pirâmide de Caio Cestio, que estava fechada para reforma.
Muitas coisas e igreja só abrem a partir das nove horas da manhã, principalmente no inverno, por isso dependendo do que escolher visitar perde-se ou se ganha praticamente a manhã toda.
Parada para o almoço próximo do Vaticano onde tínhamos hora marcada para a visita a necrópole de São Pedro.
A visita requer programação, pois deve ser agendados junto a prefeitura do Vaticano com antecedência pelo site, eles definem o horário e você deve estar lá pelo menos 15 minutos antes. Acho que nunca passei por tantos guardas, depois da revista numa cabine, mostramos nosso voucher do agendamento por mais três vezes dentro do Vaticano até iniciarmos a visita. O acesso é controlado e vigiado. Quando terminar nossa viagem escreverei sobre a visita, é simplesmente uma aula de história, de teologia e cultura. Merece um capítulo a parte.
Chegamos ao final da nossa visita a Roma, a cidade eterna já deixa saudades, podemos voltar muitas vezes e nunca será o bastante para desvendar sua história.  Partindo para Assis.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!