sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dia 5 – Assis (Assisi)

____ Roteiro planejado   _____ Diário da viagem

Assis é uma típica vila da região da Umbria e também a cidade natal de São Francisco de Assis.  Não é a cidade mais simples para se chegar de trem, a estação de Assisi está a 4,8km da cidade (informação guia publifolha), e as ruas da cidade em sua maioria são íngremes. Outras informações você pode obter no site www.assisionline.com, site com informações em Italiano e Inglês.

Ficaremos um dia em Assisi, a cidade é pequena e teremos tempo suficiente para visitar as principais atrações turísticas.
Em Assis escolhemos o Hotel e Tratoria Pallotta, bem avaliado pelos usuários do site www.booking.com, fica bem no centro histórico e possui uma tratoria com o mesmo nome que serve almoço e jantar. Vamos aguardar.


Saímos cedo de Roma pegamos um trem rumo a Assis, o objetivo era chegar à cidade por volta às 10 horas da manhã para aproveitar o dia, mas o nosso trem por alguma razão que não sabemos, levou quase quatro horas para chegar à cidade. Além do cansaço e de todas as desculpas dos funcionários da Trenitalia, estatal responsável pelos trens na Itália, em Assisi (nome em italiano) o frio era intenso. Pegamos um taxi da estação de trem que fica fora da cidade e seguimos até o nosso hotel. Uma graciosa casa de pedra no centro histórico de Assisi, como escrevi na programação a cidade é pequena e suas ruas são íngremes. Quando não se está subindo ladeiras e escadas, logo, estamos descendo.  Largamos as mochilas no hotel e fomos à procura de um local para almoçar, já eram quase uma e meia da tarde, após uma volta pela praça central e com muito frio, (é serio, o frio era de arder o pensamento rsrsrsrs), fomos a Trattoria Pallotta, mesmo nome e da mesma família do hotel que ficamos, porém eles não ficam no mesmo lugar.
Em qualquer lugar que se entre é preciso retirar praticamente todas as blusas e casacos porque a calefação é forte, então é sempre um ritual para entrar e sair de qualquer lugar fechado.


Após o almoço e já com mais ânimo, andamos pelas ladeiras de Assisi até a catedral de São Francisco de Assis, linda, emocionante, é mesmo um lugar de reflexão, muitos franciscanos peregrinam até Assisi e observá-los é como nos transportar a outro tempo, outra época. A cidade praticamente feita de pedra, o frio, os peregrinos, as orações, tudo favorece a uma atmosfera especial.  Saindo da igreja, realizamos uma parada para um chocolate quente especial, cremoso e muito quente, já estávamos novamente aquecidos para continuar a caminhada até o topo da cidade, vamos conhecer a Rocca Magiore.
Subimos, subimos, subimos e enfim, chegamos. O visual é lindo, os picos com neve ao redor da cidade parecem um cartão postal, bom e a Rocca Magiore?  A Rocca Magiore estava fechada rsrsrsrrsrsr, tudo bem nem adianta excomungar São Francisco de Assis, afinal quem mandou não perguntar antes de subir até o topo, mas também não estávamos sozinhos, sempre tem uns japoneses por perto, aliás, em toda a Itália, e já que chegamos ao topo, é relaxar e aproveitar a vista para depois descer.
Assisi, até agora foi à cidade mais bonita que passamos e também a mais fria. Não conseguimos ir a Porciúncula porque não haveria tempo, a igreja fica fora da cidade. O comércio em Assisi fechou às 5 horas, apenas poucos restaurantes estavam abertos. Não dispostos a encarar nenhum, compramos uma pizza e fomos para o hotel, jantar e descansar.
No dia de partir para Firenze, fomos esperar um taxi na praça central de Assisi, e às nove e meia da manhã a água do monumento central estava congelada e não era uma fina camada, era pelo menos 20 cm de gelo, não consegui quebrar e olha que tentei. Rumo a Firenze.





                             Cidade de Assis
Vista da cidade
Igreja de São Francisco de Assis ao fundo
Rua ou escadarias de Assis
Nossa hospedagem - Hotel Pallotta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!