sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dias 9 e 10 – Cinque Terre - La Spezia

____ Roteiro planejado   _____ Diário da viagem

Cinque Terre (cinco terras), localizada na região da Ligúria as cidades de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso formam a costa entre Gênova e La Spezia onde vamos nos hospedar.


"O Parque Nacional de Cinque Terre é cercado de trilhas bem demarcadas, a mais popular é a Costa Azul que liga as cinco cidades e você pode fazer todo o caminho a pé, o percurso demora pelo menos 5 horas (fonte: Guia publifolha). "


Esta com certeza não será a nossa opção, então, vamos utilizar trens para os maiores trechos e conhecer as cidadezinhas caminhando. 


Nossa base é em La  Spezia, desta vez escolhemos o B&B LIA, fica ao lado da estação de trem, La Spezia é uma cidade portuária de lá saem diariamente trens e barcos para as cidades de Cinque Terre.

Enfim Cinque Terre, estava com uma grande expectativa em relação à visita ao parque nacional de Cinque Terre. Antes de sair de La Spezia nossa cidade base, entrei no site http://www.parconazionale5terre.it, li sobre o tempo, as cidades e os caminhos que ligam uma a outra. Decidimos pegar o trem em La Spezia e ir até a última cidade ao norte chamada de Monterosso e depois retornaríamos uma a uma até La Spezia. Chegar até Monterosso é tranqüilo e leva 15 minutos de trem, a nossa surpresa foi à informação quando chegamos lá (e só quando chegamos lá!), o Parco Nazionale estava FECHADO. Poderíamos ir de trem de uma cidade a outra, andar de ônibus pela vila, mas não poderíamos passear pelas trilhas que costeiam o mar e é o cartão postal de Cinque Terre. Monterosso é bonita, mas visivelmente uma cidade de veraneio, poucos estabelecimentos abertos, pouquíssimos turistas, apenas um grupo de japoneses, duas chinesas (nós diferenciamos porque elas nos disseram rs), e um grupo de ingleses.

Caminhamos pelas ruelas, ou melhor, dizendo, pelas escadarias pois a cidade foi construída quase de forma vertical, sob o morro. Visitamos a igreja e o convento dos capuchinhos e a igreja de São Francisco. Quase duas horas de caminhada, hora de voltar à estação e ir para a segunda cidade, Vernazza.


Passamos por Vernazza e por Corniglia, como não foi possível andar pelas trilhas e as cidades não apresentaram estrutura no inverno, resolvemos apenas parar nas estações, caminhar um pouco e seguir até o retorno a La Spezia.


Chegamos a La Spezia no meio da tarde, uma parada é claro para um cappuccino e voltamos ao hotel para descansar. Em nosso roteiro prevíamos dois dias em La Spezia para visitar Cinque Terre, e com dica da Lia proprietária da nossa hospedagem, no segundo dia fomos a Porto Venere. Não existe estação de trem na cidade de Porto Venere, então pegamos um ônibus e pouco mais de meia hora chegamos ao centro da cidade. Litorânea a cidade é repleta de marinas e como nas cidades de Cinque Terre as construções avançam nos rochedos. Com maior estrutura pois a cidade é portuária e mais nativos, Porto Venere é uma agradável surpresa na região da Ligúria.


Simples e acolhedora, seus pontos turísticos principais são as igrejas e um castelo no topo da cidade, logo na chegada você encontra um ponto de informações turísticas que funciona o ano todo e recebe instruções para visitar a cidade. Vale a pena, eu adorei a cidade, talvez menos glamorosa do que as Cinque Terre, mas perfeita para o inverno.


Voltamos a La Spezia e fomos almoçar. Na região da ligúria a base dos pratos são os frutos do mar, e novamente por indicação da Lia, fomos a um restaurante em frente à marina da cidade, simplesmente maravilhoso. Caminhamos pelo centro, vimos vitrine, sim porque não é só de trem, trilhas e monumentos turísticos que vivem os mochileiros kkkk. Hora de voltar ao hotel para descansar, não sei o quanto andamos todos os dias, mas é muito e depois de 10 dias de viagem os pés pedem calma e descanso. Próxima parada Milão, Bergamo e Gazzaniga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!