sábado, 5 de janeiro de 2013

Próxima Parada Itália ou já entrando no clima "Prossima Fermata Italia"


____ Roteiro planejado   _____ Diário da viagem

Programação Pré Viagem: Estamos chegando ao final de mais uma pré-viagem, daqui a alguns dias vamos novamente à Itália, desta vez em pleno inverno. Nosso roteiro foi elaborado para que pudéssemos aproveitar o local, mas também visitar várias regiões da Itália em apenas 17 dias.
Vou escrever o pré-roteiro com a programação das cidades a serem visitadas.  Durante a viagem vou postando os acontecimentos de fato, e ai juntos vamos descobrir se a programação valeu a pena ou não. Lembrando que em quase todas as viagens podem tem imprevistos, ainda mais viajando em pleno inverno europeu com possibilidade de chuva e neve.

Sairemos de Porto Alegre num voo direto para Lisboa – Portugal e de lá para Roma, outros trechos na Itália serão feitos de trens, ao final voo de Veneza para Zurique – Suíça, depois Guarulhos – Porto Alegre e ônibus para Criciúma. Bom parece cansativo? Também acho rsrs, mas isso faz parte da aventura de um mochilão e pouco gasto.


A primeira coisa que me perguntam sobre a viagem é "quanto se gasta numa viagem desta?". Isso é muito relativo, o valor pode variar muito de acordo com o conforto que você deseja, os passeios, as compras, enfim.... A nossa prioridade é sempre um hotel barato com o mínimo de conforto e de fácil acesso, as entradas em museus, e claro a alimentação. Normalmente numa viagem desta passamos  dias caminhando muito, então durante o dia fazemos lanches e a noite com muita calma nos deliciamos no jantar.


A nossa previsão de gastos é de 200 euros por dia para o casal, este valor deve pagar a hospedagem, alimentação e transporte (sem aéreo).


As reservas de hospedagem foram todas feitas através do site www.booking.com , os bilhetes de trens foram pesquisados e alguns comprados no site da trenitalia e os lugares que gostaríamos de visitar foram definidos com muita leitura na internet como o site dicas de Roma e o guia visual da folha de São Paulo.
Vamos ao roteiro
Dia 1 – Chegada em Roma as 18:00 horas.


Dia 2 – Roma.


Dia 3 - Nápoles e Pompéia  voltando para base em Roma.


Dia 4 – Roma e Vaticano.


Dia 5  - Assisi


Dia 6 – Florença


Dia 7 – Florença


Dia 8 – Pisa e Lucca


Dia 9 – Cinqueterre – base La spezia.


Dia 10 – Cinqueterre.


Dia 11 – Milão e Bergamo


Dia 12 – Bergamo e Gazzaniga


Dia 13 – Verona


Dia 14 – Veneza


Dia 15 – Veneza


Dia 16 – Veneza


Dia 17 – Veneza – Brasil.

A viagem

Começamos nossa viagem e foi mais cansativo do que imaginávamos. Saímos de Criciúma dia 21/01 às 8:00 da manhã com destino a Porto Alegre, não tínhamos muitas opções de horário de onibus  então, optamos pelo direto.
Essa primeira parte foi tranquila, chegamos a POA pouco depois das 11:30 da manhã e fomos de taxi ao aeroporto. Já sabíamos que teríamos que esperar bastante  ocorre que, com o mau tempo em Lisboa/ Portugal nosso vôo chegou a POA com mais de 1 hora de atraso, mais 1 hora em terra para manutenção e às 22:00 finalmente decolamos de POA. 
Durante o vôo, entendi porque os comissários falavam do mau tempo, foi um vôo com muitas turbulências e para ajudar tinha nada mais, nada menos, do que quinze crianças a bordo, sendo que oito eram de até 2 anos, logo, quando uma dormia a outra acordava rs. Depois de um pouso nada agradável em Lisboa,  o avião parecia dançar por conta do forte vento, durante os segundos finais da aterrizagem o silêncio tomou conta da aeronave, com final feliz, ouvimos gritinhos, aplaudos e risadas. Resumo: Um vôo com emoção :).
Algumas horas no aeroporto de Lisboa, enfim o vôo para a Roma, pensam que foi simples? Pois não foi, antes de decolar de Lisboa ficamos quase uma hora na pista pois a aeronave apresentava um problema “técnico” (palavras do comandante), e estavam resolvendo. Chegamos a Roma às 19:30 do dia 22/01. 


Gastos



A nossa meta era 200 euros por dia para o casal, todos os valores são para duas pessoas. Em alguns dias o valor extrapolou em outros foi bem abaixo, mas na média ficamos dentro do previsto.
Neste valor estão incuídos hospedagem confortável, alimentação, bilhetes de trem e metrô, alguns ingressos e lembrancinhas :) 
É bem verdade que jovens mochileiros conseguem viajar por bem menos, mas não abrimos mão de descansar em um bom hotel e de pelo menos uma vez ao dia fazer uma boa refeição.

4 comentários:

  1. Estou adorando o seu blog. Ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel, tudo bom?!
    Parabéns pelo blog, está maravilhoso.

    Vou sair de férias em agosto e queria sua opinião sobre o que eu consigo fazer na Itália durante 10 dias (sem contar ida e volta). As cidades "principais": Roma, Florença e Veneza estão na lista, mas não sei se é viável, e se outras cidades poderiam ser encaixadas. É provável que eu viaje com meu namorado, então também não sei se isso alteraria o roteiro.

    Obrigada!
    Tabata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tabata, Obrigada pelo carinho.Então, 10 dias dá para fazer bastante coisa, porém para dividir os dias é preciso saber qual o objetivo da sua viagem, voce quer conhecer os pontos turísticos e museus, ou apenas passar por eles?Lembrando que sempre que for se deslocar de uma cidade para outra é praticamente 1 dia, mas vamos lá... Roma e Vaticano eu ficaria pelo menos 4 dias, sendo 1 deste reservado para o Vaticano. Em Roma não deixaria de visitar (entrar) no Colosseo, Palatino e Foro Romano, La Bocca della verità, Elevador panorâmico (no terraço do Palácio do Campodoglio), Pantheon e óbvio as praças como Piazza de Spanha e Fontana de Trevi... e no Vaticano a basílica, a Cúpula, Necrópole (Scavi), lembrando que para este voce deve reservar o billhete com antecedência. Se voce não tiver interesse para a necrópole, acrescentaria os museus do Vaticano mas reserve pelo menos meio período para isso. Continuando... 4 em Roma, 3 em Florença sendo que 1 destes eu faria um bate e volta à Lucca e Pisa e 2 em Veneza. Voce deve notar que sobra um dia, mas como te falei tem os deslocamentos, então considerei apenas dias cheios nas cidades. Fazer esses trajetos de trem é super tranquilo ... se precisar mantenha contato Abs Raquel

      Excluir
  3. Oi Raquel,
    Estou encantada com seu blog!!!....Comecei hoje a pesquisar sobre Itália e quando coloquei no google, entrei no blog e consegui muita informação que fortalece minha vontade de ir sozinha, sem falar italiano e com um inglês (muito básico)...Estou me organizando $$$ e pretendo ir ainda este ano no segundo semestre...Se tiver mais alguma dica, principalmente para mulher que viajará sozinha, por favor me envia....obrigada, bjs Lázara (Franca - SP)

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!